sexta-feira, 1 de maio de 2015

Saiph

magnitude aparente 2,09
Massa 15,5 massa solar
Raio 22,2 raio solar
Idade 11.100.000 de anos
Distância 650 anos luz 
Luminosidade 56,881 luminosidade solar 
Temperatura superficial 26.500ºk

Saiph, também conhecida pela designação de Bayer Kappa Orionis, é a sexta estrela mais brilhante da constelação de Orion
Das quatro estrelas que compõem o quadrilátero principal de Orion, Saiph é a estrela no canto inferior esquerdo. O nome Saiph vem do árabe saif al jabbar, literalmente espada do gigante.
Com uma magnitude aparente de 2,1, medições de paralaxe dão a Saiph uma distância estimada de 650 anos-luz da Terra, que é parecida à distância de Rigel. 
Sua magnitude visual aparente é menor que a de Rigel, apesar de ser uma estrela bem mais quente com uma temperatura superficial de 26 500 K. Saiph emite grande parte de sua energia na região ultravioleta do espectro, que é invisível ao olho humano, tornando-a aparentemente menos brilhante. 
Comparada ao Sol é uma estrela enorme, com 14–17 vezes a massa solar e mais de 22 vezes o raio. Sua classificação estelar é B0.5 Iab:. A classe de luminosidade 'Iab' representa uma estrela supergigante que esgotou o hidrogênio em seu núcleo e que deixou de ser da sequência principal. Contudo, "o" indica alguma incerteza no valor espectro. 
Saiph tem um forte vento estelar e está perdendo massa à taxa de 9,0 × 10–7 massas solares por ano, o equivalente à massa solar a cada 1,1 milhão de anos. 
Estrelas grandes como Saiph (e muitas outras em Orion) estão destinadas a explodir como supernovas tipo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário