sábado, 12 de abril de 2014

Éris

Características Físicas
Diâmetro equatorial  2,700 km
Densidade média sem informação
Gravidade média  sem informação
Temperatura média média: -243 ºC / -248 ºC min / -232 ºC max
Satélites 
Características Orbitais
Perélio 37,77 UA
Afélio 97,56 UA
período orbital 203,500 dias (557 anos)
Velocidade orbital média 3,436 km/s

Composição atmosfera
sem informação

Éris, é um planeta anão nos confins do sistema solar, numa região conhecida como disco disperso. Talvez seja o maior planeta anão do Sistema Solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o "décimo planeta", porque na época seu diâmetro estimado era maior do que o diâmetro do ex-planeta Plutão.
Éris tem um período orbital de cerca de 560 anos e encontra-se a cerca de 97 UA do Sol, em seu afélio. Como Plutão, a sua órbita é bastante excêntrica, e leva o planeta a uma distância de apenas 35 UA do Sol no seu periélio (a distância de Plutão ao Sol varia entre 29 e 49,5 UA, enquanto que a órbita de Neptuno fica por cerca de 30 UA).
Em 2010, resultados preliminares de uma ocultação estelar por Éris em 6 de novembro colocaram um limite de 2320 km no diâmetro de Éris, deixando-o com praticamente o mesmo diâmetro de Plutão. Com a margem de erro na estimativa do tamanho, não se sabe ainda se Éris realmente é menor que Plutão.
A UAI(União Astronômica Internacional) fez uma reunião geral em agosto de 2006: na proposta inicial da definição do termo "planeta", Éris seria categorizado como um planeta. No entanto, a pressão de um grupo de astrónomos fez com que uma nova definição fosse escrita, que acabou por ser aprovada unanimemente, atirando Éris, Ceres e Plutão para um novo grupo de corpos celestes - os "planetas-anões", que não são reconhecidos como planetas principais.[11] Éris recebeu o nome da deusa grega da discórdia.[12]
Foto do telescópio espacial Huble
Éris e seu satélite Disnomia
Com a descoberta de Disnomia, um satélite de Éris, Michael Brown e Emily Schaller, astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, puderam medir de maneira precisa a massa de Éris com a ajuda do telescópio espacial Hubble.

Nenhum comentário:

Postar um comentário