Características Físicas
Diâmetro equatorial 120 536 km
Densidade média 0,687 g/cm³
Gravidade média 10,44 m/s² / 1,065 g
Temperatura média -139 ºC
Características Orbitais
período orbital 29,4571 anos
Velocidade orbital média 9,69 km/s
Satélites 62
≈ 96% hidrogênio
≈ 3% hélio
≈ 0,4% metano
≈ 0,01% amoníaco
≈ 0,01% deuterídio de hidrogênio
0,0007% etano
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Nomeado pelo deus romano da agricultura, seu símbolo astronômico representa a foice da divindade. Saturno é um planeta gasoso com um raio aproximadamente nove vezes maior que o da Terra. Apesar de ter apenas um oitavo da densidade da Terra, sua massa é 95 vezes maior.
O interior de Saturno é provavelmente formado por um núcleo de ferro, níquel e rocha (composto de silício e oxigênio), cercado por uma profunda camada de hidrogênio metálico, uma camada intermediária de hidrogênio e hélio líquido e uma exterior gasosa. O planeta possui um tom amarelo claro por causa dos cristais de amônia em sua atmosfera superior.
Acredita-se que correntes elétricas dentro da camada de hidrogênio metálico criam seu campo magnético planetário, que é mais fraco que o da Terra porém com um momento magnético 580 vezes maior por causa de seu tamanho.
A força do campo magnético de Saturno é por volta de um vigésimo do de Júpiter. Sua atmosfera exterior é suave e com poucos contrastes, apesar características de longa duração podendo aparecer.
A imagem mostra auroras ocorrendo nos dois pólos de Saturno. A esquerda uma imagem em infravermelho, a esquerda uma imagem em luz visível. |
Os ventos podem chegar a uma velocidade de 1 800 km/h, mais rápidos que os de Júpiter, porém menores que os de Netuno.
Imagem de Saturno e alguns de seus principais satélites |
Os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso. Se estendem a cerca de 280 mil quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura. A origem dos anéis é desconhecida. Originalmente pensou-se que teriam tido origem na formação dos planetas há cerca de 4 bilhões de anos, mas estudos recentes apontam para que sejam mais novos, tendo apenas algumas centenas de milhões de anos. Alguns cientistas acreditam que os anéis se formaram a partir de uma colisão que ocorreu perto do planeta ou com o planeta. Pensa-se que os anéis de Saturno desaparecerão um dia, cerca de 100 milhões de anos, pois vão sendo lentamente puxados para o planeta. Os anéis podem mudar de cor.
Vista noturna de Saturno ao lado de outros astros |
Saturno visto de um telescópio de 150 mm de abertura |
Nenhum comentário:
Postar um comentário